Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Planejamento digital é apresentado na comarca de Goiás

    há 6 anos

    A comarca de Goiás, selecionada como projeto-piloto para digitalização que abrangerá 100% dos processos cíveis, criminais e administrativos, recebeu nesta sexta-feira (25) uma demonstração da funcionalidade do sistema eletrônico. Participaram servidores, advogados, representantes das Polícias Civil e Militar, Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), entre outros usuários da Justiça. A partir desta próxima segunda-feira (28), a entrada de novas ações só será feita de forma on-line.

    O ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Itamar de Lima, esteve presente no evento e elogiou a iniciativa. “É um capítulo importante para a história do TJGO e bastante representativa, que vai trazer modernidade e agilidade aos trabalhos”, frisou. Na ocasião, ele agradeceu o empenho da Comissão de Informatização, presidida pela desembargadora Amélia Martins de Araújo, e da Diretoria de Informática.

    A expectativa é inaugurar o novo modelo totalmente digital junto ao novo fórum, com entrega prevista para o dia 26 de julho – data da transferência simbólica da capital e aniversário da cidade. Enquanto isso, os processos físicos em tramitação já estão sendo triados e serão escaneados, com apoio de equipes da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) e da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Goiás (CGJGO).

    Durante a apresentação, o juiz auxiliar da Presidência Jerônymo Pedro Villas Boas destacou os pontos positivos que a informatização vai trazer. A exemplo do que já é praticado em Goiânia, com as Varas de Execução Penal, os advogados vão poder acompanhar em tempo real a condição e o tempo de pena dos reeducandos, que estará interligado à base de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    As audiências remotas por videoconferência também serão realidade e foram, inclusive, demonstradas com servidores. Para o tenente-coronel Agnaldo Cruz, à frente do Sistema Prisional local, há várias vantagens. “Os custos com escoltas serão reduzidos, uma vez que não será necessário deslocar servidores com presos, haverá mais segurança – em razão do risco da própria natureza da atividade, mais segurança e conforto também para o preso, e poderão ser feitas audiências e reuniões emergenciais”.

    O diretor de Informática Luiz Mauro Siqueira de Pádua, por sua vez, demonstrou as funcionalidades do sistema e mostrou a navegação. As peças, mesmo digitalizadas, vão permitir pesquisa por texto e seleção para copiar e colar, a fim de facilitar o trabalho de todos. Além disso, o sistema é acessível e responsivo, com adequação de cores, contrastes e tamanho de letras numa interface adequada para deficientes visuais”.

    Na comarca de Goiás, há 7 mil processos em tramitação, sendo cerca de 5 mil físicos, segundo o diretor do foro Luís Henrique Lins Galvão de Lima. “Nossa expectativa é a melhor possível e agradecemos à Presidência do TJGO por tratar Goiás com essa deferência. Será uma evolução positiva para todos os operadores do Direito, com diminuição de custos, eficiência da jurisdição, benefício para a sociedade e esperamos formar um banco de experiências e servir de exemplo para as demais comarcas”.

    Internet e dados

    A digitalização faz parte do plano de investimento do TJGO em tecnologia e comunicação. Nos próximos meses, começa a instalação em todo o Estado de cabos de fibra óptica para atender todas as comarcas com links de dados e de internet. A intenção é melhorar a atuação junto aos sistemas digitais, utilizado já nas esferas administrativa e cível e, iniciado neste ano, para as varas criminais. Além do avanço nas condições de trabalho, com ampliação da velocidade em até 1.100%, a novidade vai reduzir custos em 56%, caindo o gasto anual de R$ 8 milhões para R$ 5 milhões.

    O serviço vai promover um grande avanço, principalmente no interior do Estado. Em cidades onde a rede tem, hoje, velocidade de 2 Mega, o número pode chegar a 20 Mega. Segundo o presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, "o Poder Judiciário investe para fortalecer e revolucionar a comunicação, e esse advento representa um marco importante". Leia mais sobre internet e dados. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

    • Publicações18748
    • Seguidores490
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/planejamento-digital-e-apresentado-na-comarca-de-goias/582480239

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)