11 de Agosto de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - APELACAO CIVEL: AC XXXXX-09.2007.8.09.0051 GOIANIA
Publicado por Tribunal de Justiça de Goiás
Detalhes da Jurisprudência
Processo
Órgão Julgador
3A CAMARA CIVEL
Partes
APELANTE: ANTONIO FIGUEREDO CHAVES, APELADO: JOSE EDUARDO CURY GABRIEL
Publicação
Julgamento
Relator
DES. STENKA I. NETO
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS. NATUREZA BIFÁSICA. SEGUNDA FASE. EXAME DAS CONTAS APRESENTADAS. QUESTÃO PREJUDICIAL. INOCORRÊNCIA.
1. Firme o entendimento que a ação cominatória de prestação de contas se desenvolve em duas fases, cabendo ao juiz, desde logo, pronunciar-se sobre o direito de exigi-las e, não obstante tenha o réu na contestação impugnado a pretensão autoral, as prestou em tempo hábil.
2. Na etapa subsequente, estabelecido o contraditório, visa a apuração de eventual saldo devedor ou credor suposta a natureza dúplice da ação (arts. 915 e 918 do CPC), tendo no caso o julgador considerado como boas as contas prestadas pelo requerido.
3. Sem respaldo no contexto probatório a alegação de prejudicialidade defluente de violação aos arts. 915, § 2º, 471 e 474 do CPC, por não admissível, de acordo com a sistemática processual, que se protraia para o final da segunda fase a solução que deve corresponder à primeira. APELO CONHECIDO E DESPROVIDO.
Acórdão
ACORDAM os integrantes da Terceira Turma Julgadora da Terceira Câmara Cível do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, à unanimidade, em conhecer e desprover o recurso, nos termos do voto do Relator. Custas de lei.