29 de Junho de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - AGRAVO DE INSTRUMENTO: AI 813324180 FAZENDA NOVA
Publicado por Tribunal de Justiça de Goiás
Detalhes da Jurisprudência
Processo
AI 813324180 FAZENDA NOVA
Órgão Julgador
1A CAMARA CIVEL
Partes
AGRAVANTE: ELIZANGELA LOURDES E SILVA, AGRAVADO: MINISTERIO PUBLICO
Publicação
DJ 543 de 22/03/2010
Julgamento
2 de Março de 2010
Relator
DES. JOAO UBALDO FERREIRA
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. REMESSA POSTAL. TEMPESTIVIDADE. INTERPOSICAO DE RECURSO EQUIVOCADO. PRECLUSAO CONSUMATIVA. NAO RECEBIMENTO DO RECURSO DE APELACAO CIVEL.
I - SE A INTERPOSICAO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO SE DEU POR REMESSA POSTAL, A TEMPESTIVIDADE DO RECURSO SE REFERE PELA SUA POSTAGEM ATE O ULTIMO DIA DO PRAZO DE INTERPOSICAO, PELA DATA APOSTA NO RECIBO DOS CORREIOS.
II - QUANDO A PARTE RECORRE, ANTERIORMENTE E DE FORMA EQUIVOCADA, DE AGRAVO DE INSTRUMENTO EM FACE DE SENTENCA TERMINATIVA, E LOGO APOS O SEU NAO CONHECIMENTO, INTERPOE RECURSO DE APELACAO CIVEL, EVIDENTE E A OCORRENCIA DO INSTITUTO DA PRECLUSAO CONSUMATIVA,RAZAO PELA QUAL O SEGUNDO RECURSO NAO DEVE SER RECEBIDO.
III - VIOLA O PRINCIPIO DA UNICIDADE RECURSAL A INTERPOSICAO DE DOIS RECURSOS EM FACE DA MESMA DECISAO. RECURSO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO CONHECIDO, POREM, IMPROVIDO.
Acórdão
ACORDAM OS COMPONENTES DA TERCEIRA TURMA JULGADORA DA PRIMEIRA CÂMARA CIVEL DO EGREGIO TJGO, A UNANIMIDADE, EM CONHECER DO AGRAVO, MAS LHE NEGAR PROVIMENTO, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.