11 de Agosto de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Reexame Necessário: XXXXX-22.2018.8.09.0049
Publicado por Tribunal de Justiça de Goiás
Detalhes da Jurisprudência
Processo
Órgão Julgador
6ª Câmara Cível
Partes
Parte Autora: Heloisa Marçal Leite, Parte Ré: Maria Conceição Aparecida De Melo- Diretora da Escola Municipal Eloi Alves da Fonseca
Publicação
Julgamento
Relator
WILSON SAFATLE FAIAD
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA. MATRÍCULA DE MENOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. GARANTIA FUNDAMENTAL. DIREITO LÍQUIDO E CERTO DA CRIANÇA CONFIGURADO.
1. É obrigação legal do Poder Público e direito líquido e certo das crianças o oferecimento de atendimento gratuito em creches e pré-escolas.
2. Em que pese o teor das Resoluções CNE/CEB nº 01/2010 e 06/2010 e CME 011/2016, consignarem que não será permitido o ingresso na Educação Infantil de crianças que não tenham quatro anos de idade completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula, reputo que seu direcionamento colide com a norma constitucional ao fixar o limite de idade para o ingresso no ensino fundamental, devendo ser utilizado o princípio da razoabilidade para a definição da perlenga, mormente ao se considerar que a impetrante já era matriculada na escola, no ano anterior, não havendo motivos plausíveis para que não prossiga em seus estudos. REMESSA NECESSÁRIA CONHECIDA, PORÉM DESPROVIDA.
Decisão
DECISÃO NOS AUTOS.