1 de Julho de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Apelação Cível: 028XXXX-36.2015.8.09.0051 GOIÂNIA
Publicado por Tribunal de Justiça de Goiás
Detalhes da Jurisprudência
Órgão Julgador
6ª Câmara Cível
Partes
Apelante: UNIBRAS EMPREENDIMENTOS E SERVICOS LTDA, Apelado: TERRA FORTE CONSTRUTORA LTDA
Publicação
DJ de 10/05/2021
Julgamento
10 de Maio de 2021
Relator
Des(a). SANDRA REGINA TEODORO REIS
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
APELAÇÃO CÍVEL. EMBARGOS À EXECUÇÃO. DUPLICATA. SEM ACEITE. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. INEXIGIBILIDADE DE TÍTULOS. DUAS NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS DE DIFERENTES VALORES E NUMERAÇÃO COM MESMA DATA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. PROTESTO. NÃO COMPROVAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
1. A duplicata mercantil é espécie de título de crédito emitida pelo sacador, em razão da prestação de serviço ou da compra e venda de mercadoria, em face do sacado, sendo disciplinada pela Lei nº 5.474/68. 2. O art. 15 da Lei nº 5.474/68 dispõe que, para cobrança das duplicatas, a cártula deve ter aceite e, não havendo, deve ser protestada e estar acompanhada com documento hábil comprobatório da entrega e recebimento da mercadoria, bem como a demonstração da prestação do serviço ou do negócio jurídico entabulado entre as partes, cumulativamente. 3. In casu, a duplicata colacionada constitui duas notas fiscais de serviços de diferentes valores e numeração, porém, com a mesma data de prestação de serviços, não tendo assinatura do recebedor e nem possuindo comprovação da prestação de serviço que habilite o protesto, sendo inexequível o título, nos termos do art. 15, II, da Lei 5.474/68. 4. O § 11 do art. 85 do CPC dispõe que o Tribunal, ao julgar o recurso, majorará os honorários fixados pelo Juízo a quo, levando em conta o trabalho adicional realizado nesta instância revisora. APELAÇÃO CÍVEL CONHECIDA E DESPROVIDA.
Acórdão
DECISÃO NOS AUTOS.