Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    UEG terá de matricular no vestibular alunos de escolas públicas ocupadas

    há 8 anos

    A juíza Maria Socorro Afonso da Silva, do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, deferiu liminar para determinar que a Universidade Estadual de Goiás (UEG) efetive a matrícula dos alunos das escolas públicas ocupadas, que passaram no vestibular mas que não obtiveram o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de Conclusão e o Histórico Escolar.

    A magistrada estabeleceu ainda que os alunos terão o prazo de 60 dias para entregar os documentos, contados a partir da data de desocupação das escolas. Em caso de descumprimento da determinação, a multa diária estipulada pela juíza é de 500 reais.

    De acordo com Maria Socorro, o acesso à educação é um direito fundamental, assim, o perigo da demora consiste na iminente perda de vaga pelos aprovados no vestibular de UEG, uma vez que elas poderão ser ofertadas e preenchidas nas chamadas subsequentes. “Impõe-se, portanto, o deferimento da medida liminar, impedindo a ocorrência de prejuízos irreparáveis aos adolescentes e jovens que concluíram o Ensino Médio e gozam de absoluta prioridade na análise de suas demandas”, frisou, ao citar o artigo 227 da Constituição Federal e os artigos , e 100, incisos I e IV do Estatuto da Criança e do Adolescente.

    A ação civil pública foi proposta pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) em face da UEG. Isso porque as matrículas dos aprovados da UEG se encerraram no dia 22 de janeiro, sendo imprescindível a apresentação do Certificado ou Diploma de conclusão do Ensino Médio, bem como do Histórico Escolar e, em decorrência da ocupação de diversas unidades públicas de ensino, a Secretaria Estadual de Educação não emitiu os documentos, prejudicando os alunos aprovados, oriundos das escolas públicas. (Texto: Arianne Lopes – Centro de Comunicação Social do TJGO)

    • Publicações18748
    • Seguidores492
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações392
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ueg-tera-de-matricular-no-vestibular-alunos-de-escolas-publicas-ocupadas/302356718

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)