Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJGO e PF vão compartilhar dados de processos criminais

    há 8 anos

    O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, recebeu nesta sexta-feira (13) o diretor do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, Brasílio Caldeira Brant, que veio propor a otimização da integração eletrônica dos dados dos processos criminais do Judiciário goiano com o Sistema Nacional de Informações Criminais (Sinic), gerida pelo Departamento da Polícia Federal, através deste instituto. O desembargador-presidente deu total apoio à iniciativa e autorizou a Diretoria de Informática do TJGO a proceder estudos para acelerar a sua implantação, por entender que este sistema é absolutamente necessário.

    Conforme explicou Brasílio Caldeira Brant, Goiás ainda é o único Estado no País que tem na base do TJGO aproximadamente 90% das Varas Criminais interligadas ao Sinic. Este trabalho, segundo ele, começou por volta de 2008, serviu de base para a busca de uma integração eletrônica de dados com os demais Tribunais, em processo de instalação.

    O Sinic é um sistema utilizado por todo o Judiciário para a emissão da folha de antecedentes criminais, que auxilia o juiz na dosimetria da pena, informou Brasílio Caldeira Brant. Conforme observou, a falta de integração nacional pode levar o Judiciário a uma interpretação equivocada quanto à vida pregressa do indiciado. O Sinic tem hoje cerca de 8 milhões de informações criminais, contudo, “este número provavelmente não representa sequer 1/10 da realidade criminal brasileira, aduziu o diretor do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal. Para ele, ”a integração eletrônica destes dados criminais é fundamental no convencimento do magistrado".

    Atualmente, esta integração é feita manualmente em cada vara criminal de cada Estado. Contudo, a partir da implantação da proposta se dará de maneira eletrônica sem a necessidade de redigitação. “Goiás deverá ser o segundo Estado a implantar o Sistema de Integração Eletrônico, depois de Mato Grosso, que ficou com o programa piloto”, pontuou Brasílio Caldeira Brant.

    Presente ainda ao encontro, o superintendente regional da Policia Federal em Goiás, Umberto Ramos Rodrigues, e o chefe substituto do Sistema de Informação da Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás, Lander Basois, além de Flávio Denis, também da Polícia Federal. Pelo TJGO, participaram o juiz auxiliar da Presidência, Sebastião José de Assis Neto, e os diretores de área Luiz Mauro de Pádua Silveira (Informática) e Suely Maria Iunes (Divisão de Gerenciamento de Sistemas Conveniados). (Texto: Lilian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)

    • Publicações18748
    • Seguidores491
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações441
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjgo-e-pf-vao-compartilhar-dados-de-processos-criminais/255716858

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Notíciashá 6 anos

    Corregedoria cria Central de Operacionalização dos Sistemas Conveniados

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Jurisprudênciahá 10 anos

    Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - APELACAO CRIMINAL: APR XXXXX20138090149 TRINDADE

    João Leandro Longo, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Redes sociais: ATENÇÃO na hora de publicar ou compartilhar conteúdo

    APG Advocacia e Consultoria, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Fui vítima de calúnia, injúria ou difamação: posso processar?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)